As redes sociais e o aumento da ansiedade

As redes sociais e o aumento da ansiedade

As redes sociais caíram mesmo no gosto popular, especialmente aqui no Brasil, que figura no grupo dos países que mais usa as redes sociais no mundo.

Basta um tempinho livre, e aproveitamos para checar as novidades da nossa timeline.

Assim que iniciamos o nosso tour pelas plataformas digitais, somos nocauteados com as melhores fotos, paisagens exuberantes, viagens incríveis, corpos perfeitos, lugares sensacionais, casas espetaculares, festas animadíssimas, companhias especiais, famílias perfeitas, looks, drinks, etc.

Então o inevitável acontece, ao sermos tragados por essa enxurrada de imagens encantadoras nas redes sociais, entramos automaticamente no vício e na armadilha da comparação, e muitos de nós somos acometidos por aquela impressão de que a vida dos outros beira a perfeição, e que a nossa vida deixa muito a desejar.

Podemos não sentir de maneira consciente, mas, segundo alguns estudos recentes, essa impressão de que nossa vida não é tão perfeita quanto àquilo que vemos nos posts alheios nas redes sociais, vem gerando grande desconforto, angústia e ansiedade em muitas pessoas.

A relação entre as Redes Sociais e ansiedade

Então a pergunta é:
Será que o uso das redes sociais está aumentando nossa ansiedade?
Existem fortes indícios de que sim.

Segundo pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health, instituição de saúde pública do Reino Unido, jovens entre 14 e 24 anos que foram avaliados na pesquisa, apresentaram baixa autoestima, insônia, quadros de depressão e ansiedade, ocasionados pelos longos períodos que passam nas redes.

Diversas organizações apontam que vivemos na sociedade mais ansiosa, solitária e deprimida que já existiu, parece que estamos sempre com aquele sentimento de inadequação, ou então, de que estamos deixando de fazer algo ou perdendo alguma coisa, esses sentimentos podem ser fomentados pelas redes sociais.

A ansiedade, a baixa autoestima e esse sentimento de inadequação, nascem da falta de autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e entendemos quais são os nossos pontos fortes e nossas debilidades, passamos a ficar mais confortáveis na própria pele e os níveis de ansiedade caem sensivelmente.

Redes sociais e ansiedade: aceite as imperfeições da vida

Se as redes sociais mostram o mundo perfeito ostentado por muitas pessoas, vale lembrar que o mundo digital é um mundo editado, onde a grande maioria das pessoas posta apenas seus momentos de glamour, de felicidade ou de conquistas, que pode render muitos likes e elogios, alento perfeito para quem busca aceitação social e pertencimento, muitas vezes de modo inconsciente.

Poucas pessoas compartilham nas redes seus momentos ruins, suas perdas ou decepções.

Assim, na contramão de tantos filtros e edições, a vida real, com suas imperfeiçoes e desafios, é que merece nossa atenção e nosso maior foco, pois é nela que temos o que vale a pena de verdade.

Quando lembramos que em nossa condição de humanos, somos todos iguais e estamos fadados às imperfeiçoes, conseguimos acalmar nosso coração e podemos criar uma blindagem emocional, capaz de nos proteger dos aspectos tóxicos que as redes sociais impõem.

Na medida em que reconhecemos que todas as imperfeições tipicamente humanas fazem parte do processo, liberamos um peso enorme das nossas costas e aliviamos o nosso peito. Com esse entendimento, não precisamos mais da aceitação alheia. Podemos buscar sempre melhorar certos aspectos, mas, valorizar o que temos de melhor e nossos diferenciais.

Esta é uma questão vital para o nosso bem-estar. Afinal, precisamos combater essa grande vilã: a ansiedade geral que marca os tempos atuais, e podemos começar com esta simples ação: lançar um olhar mais atento e mais consciente para as redes sociais, lembrando que não existe vida perfeita, nem mundo perfeito, para ninguém.

Veja em nosso canal do YouTube o vídeo que gravamos sobre esse assunto, acessando AQUI.

Saiba os sinais de que as redes sociais estão deixando você ansioso e confira as dicas que preparamos para ajudar você a combater a ansiedade causada pelas redes sociais, clicando AQUI.

Fechar Menu