Todo mundo acredita que sabe o que é uma emoção.
Mas, difícil mesmo é conseguir definir uma emoção.
Imagine-se vivenciando a seguinte situação: você está caminhando na rua despreocupadamente quando de repente ouve disparos de arma de fogo muito próximos de você, as pessoas gritam e começam a correr pedindo por socorro.
Imediatamente, seu cérebro e seu organismo desencadeiam um processo automático de defesa neste momento, o cérebro libera cortisol, sua respiração se acelera, você começa a transpirar, seu coração dispara, e quando percebe você já está correndo também, juntamente com as demais pessoas, num ato instintivo de defesa e proteção. O medo sempre impele uma pessoa a atacar ou fugir.
A principal função do cérebro é nos proteger, por isso mesmo, o sistema de emoções é automático e difícil de ser gerido. O cérebro é composto de 100 bilhões de neurônios que fazem em média de mil a dez mil conexões entre si em frações de segundos, é um sistema complexo e maravilhoso.
Diante de uma ameaça, é muito comum as pessoas sentirem que a boca seca, as pupilas dilatam e o estômago para de funcionar. Acontece que o sangue é automaticamente redirecionado do intestino e do rosto para os músculos, ( o que explica a palidez), para o coração e para áreas do cérebro que ativam a liberação de cortisol.
O mais incrível é que tudo isso acontece em menos de meio segundo e de forma automática, este processo é denominado de EMOÇÃO.